Mais de R$1 milhão é pago a projetos da Consulta Popular

Consulta Popular
Tabela Consulta Popular

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) libera mais de R$1 milhão, oriundos de recursos da Consulta Popular 2017/2018. O recurso pago nesta quarta-feira (20), garante a marca histórica de superação da média de execução, cumprindo o compromisso deste governo em liquidar 100% do orçamento votado pela população.

Os projetos estão previstos no plano de desenvolvimento regional, elaborado com o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), que aponta as prioridades de cada região. Com a metodologia implantada em 2017, o processo da Consulta Popular busca sanar as desigualdades regionais.

Neste ano, a Consulta Popular, que ocorre entre terça (26) e quinta-feira (28), tem um aumento de mais de 30% do valor do ano anterior, sendo estimado em R$ 80 milhões. Mais informações em www.consultapopular.rs.gov.br

No processo da Consulta Popular 2017/2018, o governo destinou R$ 60 milhões do orçamento anual, R$ 10 milhões a mais que no ano anterior. Em 2016, pela primeira vez, a Consulta Popular repassou 100% dos recursos previstos para execução dos projetos regionais aprovados.

Mesmo em um cenário de crise financeira, cerca de R$ 50 milhões do orçamento estadual foram investidos nas prioridades escolhidas no pleito 2015-2016, com foco nas desigualdades regionais e nas melhorias nos municípios.

Texto: Evelize Fabrício/Ascom SPGG
Edição: Léa Aragón/ Secom