Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Captação de Recursos

Este é um espaço em construção. Aqui, você encontrará informações relevantes sobre preparação de projetos, oportunidades de captação de recursos técnicos e financeiros, propostas de projetos com viabilidade de captação, relatórios com histórico da captação de recursos e demais temas relacionados. 

Captar recursos é uma ação muitas vezes necessária para implementar políticas públicas e investimentos que não seriam viáveis somente com recursos próprios, sejam eles financeiros ou relacionados à capacidade técnica para concepção e implementação.  

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Captação de Recursos (DECAP) tem responsabilidades sobre esse tema, o que inclui atuar em processos de captação envolvendo o Orçamento Geral da União, operações de crédito internas e externas, reembolsáveis e não reembolsáveis, e acordos de cooperação técnica internacional. 

A atuação do DECAP envolve todo o ciclo da captação. O Departamento possui corpo técnico voltado tanto para identificar oportunidades de recursos técnicos e financeiros, quanto para apoiar os órgãos na preparação de seus projetos e avaliá-los ex-ante, levando aos gestores mais subsídios para a tomada de decisão. 

O Departamento coordena os processos de captação dos órgãos estaduais e, sendo o recurso captado, atua no monitoramento ativo da execução física e financeira dos instrumentos celebrados, fornecendo suporte técnico e informações aos órgãos, com o intuito de otimizar a execução e a prestação de contas do recurso.

Para mais informações, contate-nos. 

Departamento de Captação de Recurso (DECAP) 3288-1439

decap@planejamento.rs.gov.br



Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão