Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Concluído primeiro ciclo de monitoramento do Eixo Social do Acordo de Resultados 2018

Publicação:

Reunião de monitoramento foi coordenada pelo governador José Ivo Sartori
Reunião de monitoramento foi coordenada pelo governador José Ivo Sartori - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O Acordo de Resultados, pactuado pelo governador do Estado desde 2015, que conta com a participação de todos os órgãos da administração direta e indireta no estabelecimento e cumprimento das metas a serem alcançadas, concluiu nesta terça-feira (17), o primeiro ciclo de monitoramento correspondente ao Eixo Social.

Fazem parte deste Eixo a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH) e as vinculadas, Faders, Fase, FGTAS e FPERGS; a Secretaria da Segurança Pública (SSP) juntamente com a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, IGP e Susepe; a Secretaria da Saúde; a Secretaria da Educação e a vinculada Liberato Salzano; a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e as vinculadas Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA) e Fundação Theatro São Pedro (FTSP); e a Casa Militar.

O monitoramento foi coordenado pelo governador José Ivo Sartori, pelo secretário de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Josué Barbosa, e pela secretária adjunta Melissa Custódio, na Sala de Governança da SPGG. A principal ferramenta para o acompanhamento e o monitoramento dos projetos prioritários, projetos entregáveis e indicadores culminou com o monitoramento de 36 projetos prioritários, 139 indicadores e 262 entregáveis.

Foram encaminhadas ações e soluções aos projetos e indicadores, cuja finalidade é reforçar e ampliar as garantias dos direitos sociais, conquistar um novo patamar de qualidade educacional para gerar oportunidades, melhorar o acesso e a qualidade na prevenção e na promoção da saúde. Além disso, fortalecer as políticas na área da segurança e, na ampliação das políticas públicas socioculturais, socioeducacionais e de promoção da inclusão social.

Sartori destacou que resultados mais significativos alcançados no Acordo de Resultados referem se à área social
Sartori destacou que resultados mais significativos alcançados no Acordo de Resultados referem se à área social - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

 O governador Sartori ressaltou sobre as novas viaturas da Brigada Militar entregues no interior, sobre a inauguração da primeira Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato de Bagé, iniciativa que faz parte das cinco novas delegacias do Estado nos municípios de Santiago, Camaquã, Cruz Alta e Rosário do Sul. “Os resultados mais significativos alcançados no Acordo de Resultados referem-se à área social”, destacou.

Para o titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa, se comparados com 2017, houve uma ampliação de 18% no monitoramento de projetos e indicadores nesse Eixo. “Isso representa garantir a integração, a transparência e a unidade na busca pela efetiva execução dos compromissos e objetivos estratégicos”.

Também estavam presentes os secretários da Educação, Ronald Krummenauer; da Segurança Pública, Cezar Schirmer; da Saúde, Francisco Paz; o titular da Casa Militar, Coronel Alexandre Martins; dos secretários-adjuntos do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Darci Lauermann; da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, André Kryszczun; presidentes e diretores das vinculadas, assessores de governança do DMR/SPGG, coordenadores e assessores de gestão, gerentes de projeto e servidores das respectivas pastas.

 
Texto: Gustavo Rech/Ascom SPGG
Edição: Léa Aragón/ Secom

Comentários

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão